Evelyne%2520Azevedo_edited_edited.jpg

Evelyne Azevedo

Professora Adjunta de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ART/ UERJ. Pós-doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE/ USP. Doutora em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista da Universidade Federal do Rio de Janeiro - MN/ UFRJ durante o qual realizou estágio PDSE na Universidade "La Sapienza" de Roma. Possui mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF e em Artes com habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Tem experiência nas áreas de História da Arte e Arqueologia e seus temas de pesquisa são a arte romana e sua recepção. 

E-mail

evelyne.azevedo@uerj.br

Projeto de pesquisa

Pompeia.jpg

Título

O trânsito de obras, artistas e materiais no Antigo Mediterrâneo: a produção de arte e seu comércio na Antiguidade​

Linha de Pesquisa

Arte e Recepção

Descrição

Ainda hoje vigora na Historiografia da Arte antiga a noção estática e cronológica da formulação e construção dos objetos artísticos, realizados dentro de um contexto geográfico específico e segundo uma evolução progressiva. No entanto, as novas teorias da Arte Global devem nos ajudar a pensar o trânsito de ideias, materiais, artistas e obras na Antiguidade. O objetivo desta proposta é permitir uma abordagem atualizada da Arte Antiga e sua discussão dentro de contextos musealizados, por exemplo, tanto no Brasil, quanto no exterior. 
Nessa perspectiva, os museus, arquivos e exposições têm um papel fundamental no diálogo entre esses mundos. Não obstante os objetos estejam descontextualizados, o contato do público com a sua materialidade propicia uma visão em relação a essa cultura com
a potencialidade da interdisciplinaridade.