Alexandre Ragazzi.JPG

Alexandre Ragazzi

É especialista em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É mestre e doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado seu doutoramento em um programa de cooperação com a Università degli Studi di Firenze (Itália). Foi bolsista da Villa I Tatti – The Harvard University Center for Italian Renaissance Studies e da Fundación Carolina. Entre 2011 e 2015, foi professor adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Seus interesses de pesquisa estão voltados sobretudo para as relações entre pintura e escultura durante o Renascimento e o Maneirismo italianos.

E-mail

alexandre.ragazzi@uerj.br

Projeto de pesquisa

ragazzi_accademia bandinelli.jpg

Título

A arte e seus modelos

Linha de Pesquisa

Arte e Recepção

Descrição

Sem restrições temporais ou geográficas, este projeto procura reunir temas variados e articular, de um lado, os processos técnicos empregados para a realização de uma obra de arte e, de outro, a noção de modelo enquanto elemento constitutivo e seminal para a produção artística. Nesse sentido, duas vertentes de trabalho poderão ser consideradas:

a) Estudos relativos às funções dos modelos nos processos de criação artística, sendo o termo modelo compreendido tanto em sentido concreto quanto abstrato;

b) Análises de práticas artísticas desenvolvidas com o objetivo de transpor, da maneira mais eficiente possível, o modelo inicial para obra de arte.

Agostino Veneziano. Academia de Baccio Bandinelli. 1531.